terça-feira, 27 de julho de 2010

Vereador RAMIRO cria o SIMURCANI - Sistema Municipal de Registro de Câncer no Município de Indaial

O conhecimento epidemiológico é fundamental para a organização das ações de Saúde Coletiva. Conhecer as doenças e entender como elas ocorrem na sociedade são requisitos básicos para a organização de atividades de controle e prevenção.

Os tumores malignos são uma das principais causas da morbidade e mortalidade em Santa Catarina. Ao propor a criação do SIMURCANI – Sistema Municipal de Registro de Câncer no Município de Indaial, com base populacional no Estado de Santa Catarina – pretende-se ampliar o grau de conhecimento sobre essas doenças na cidade.

Ao tornar obrigatória a notificação de todo e qualquer caso confirmado de tumor maligno no Município, a partir da informação dos médicos envolvidos com ações diagnósticas, possibilita-se a criação de um sistema público, permanente, e que permitirá o acompanhamento com base anual de todos novos casos de neoplasias.

O sistema poderá fornecer informações sobre os principais locais anatômicos de ocorrência, assim como dados sobre a faixa etária, sexo e ocupação profissional dos cidadãos que apresentarem casos novos de tumores malignos. O SISCAN poderá contribuir para a identificação dos grupos populacionais com risco para neoplasias, o que permitirá que o Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, organize ações de controle e prevenção.

Ao atuar em conjunto com o Sistema Estadual de Registro de Câncer da Mortalidade no Estado de Santa Catarina SISCAN – poderá avaliar e acompanhar as tendências de mortalidade dessas doenças. O SIRMUCANI também se integrará ao conjunto de serviços que realizam tratamento e preservação de pacientes com tumores malignos.

Outra finalidade do Sistema é propiciar condições para a realização de estudos e pesquisas, que poderão ser desenvolvidas através do acesso às informações do SIRMUCANI. Assegura-se também no presente projeto de1ei, o sigilo dos dados de cidadãos portadores de neoplasias, em respeito aos princípios de Bio-Ética.

Cumpre esclarecer que outras cidades brasileiras já dispõem de Sistemas similares. Um exemplo é o município de Santos, que criou o Registro de Câncer com base populacional.

Segundo o vereador, a criação do SIRMUCANI insere-se em um conjunto de iniciativas que visam a difusão de informações à população, no sentido da criação e desenvolvimento de uma consciência sanitária. Com a criação do projeto propiciará um melhor conhecimento técnico-científico sobre esse grave problema de Saúde Pública, em prol de uma cidade mais



Por Osair Reginaldo Anacleto.

 

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Vereador Ramiro encaminha indicação ao executivo

O Vereador Remir Jose de Faveri o Ramiro, encaminhou a Câmara de Vereadores uma indicação de sua autoria onde foi aprovada por unanimidade em votação única, solicitando a aquisição de um veículo devidamente equipado para execução dos serviços de substituição de lâmpadas queimadas e implantação de braços de luminária na rede de iluminação pública do nosso município. Segundo o vereador, surgindo como uma tentativa de diminuir o problema e reduzir o tempo na substituição de lâmpadas danificadas e também na implantação de braços de luminária, esse veículo vai ser extremamente importante. Pois a falta de manutenção na iluminação pública é um dos fatores que colabora com a criminalidade. Queremos agradecer ao executivo por nos atender mais uma vez, sabemos do comprometimento e dedicação que tem dado ao cidadão indaialense. É dessa forma que podemos realizar importantes mudanças, buscando sempre uma melhora, pois a nossa população é merecedora, completa o vereador.